-
Exercício REPMUS 2024 - Marinha
O exercício REPMUS (Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems) é uma iniciativa de grande escala liderada pela Marinha Portuguesa, destinada ao teste e desenvolvimento de sistemas marítimos não tripulados e tecnologias emergentes para aplicações militares e civis.
O exercício REPMUS (Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems), liderado pela Marinha Portuguesa, é uma das maiores iniciativas de teste e desenvolvimento de sistemas marítimos não tripulados e tecnologias emergentes, tanto para aplicações militares como civis. Realizado entre 9 e 27 de setembro, nas áreas de Troia e Sesimbra, o evento reúne mais de 100 entidades nacionais e internacionais, incluindo Marinhas, instituições académicas e empresas, com uma forte presença de mais de 2000 participantes.
Este exercício destaca-se por incluir Inteligência Artificial como uma das suas áreas de foco, refletindo o avanço tecnológico e a inovação contínua nas operações marítimas. Os participantes terão a oportunidade de testar drones e tecnologias de ponta, cobrindo os diversos ambientes do domínio marítimo: superfície, subsuperfície, aéreo e terrestre.
A Marinha Portuguesa coorganiza o REPMUS em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE), o NATO Joint Capability Group Maritime Unmanned Systems (JCGMUS) e, pela primeira vez, com a participação da European Defence Agency (EDA).
Este exercício anual realiza-se num ambiente de experimentação altamente regulado e seguro, com o apoio da Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Aeronáutica Nacional e ANACOM, assegurando a segurança marítima, a certificação de sistemas aéreos não tripulados e a gestão do espectro eletromagnético.
Saiba mais em https://www.marinha.pt/pt