Assinatura de Contrato para a Construção de Seis Novos Navios Patrulha Oceânicos (NPOs) para a Marinha Portuguesa

Portugal reforça a sua capacidade operacional no mar e promove a inovação e o crescimento da indústria naval, reforçando assim a posição do país no panorama marítimo internacional

Assinatura contrato NPO Marinha DGRDN West Sea idD Portugal Defence Smart Defence 4

A formalização do acordo entre a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a West Sea - Estaleiros Navais, decorreu hoje, nas Instalações Centrais da Armada - Casa da Balança, em Lisboa. O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, em representação da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, presidiu à assinatura do acordo. Este é um marco significativo para a indústria naval nacional.

A construção destes navios foi confiada ao grupo West Sea - Estaleiros Navais - Martifer, sediado em Viana do Castelo, reforçando a aposta de Portugal no desenvolvimento da sua indústria naval. A DGRDN teve um papel fundamental na viabilização do acordo.

Os seis NPOs juntar-se-ão aos quatro que já se encontram em operação e terão um papel essencial na modernização e reforço da capacidade de intervenção do país no espaço marítimo nacional, substituindo as corvetas atualmente em uso.

Os NPOs são conhecidos pela sua versatilidade e são essenciais em tarefas como a vigilância das atividades de pesca, o acompanhamento do tráfego, a prevenção e controlo da poluição marítima e o combate a atividades ilegais como o tráfico de droga e a imigração ilegal. Este navios desempenham um papel vital no cumprimento dos compromissos internacionais, particularmente em operações de busca e salvamento e segurança cooperativa no âmbito da aliança da NATO.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes representantes de várias entidades, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, o Presidente da Comissão Parlamentar da Assembleia da República Portuguesa, Marcos Perestrello, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, o Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, o CEO da West Sea, Pedro Duarte, a Presidente da idD Portugal Defence, Alexandra Pessanha, a Arsenal do Alfeite, S.A., a EID S.A., e a Thales Edisoft Portugal.

HASHTAGS

#NATO #idD Portugal Defence #DGRDN #Marinha Portuguesa #West Sea #NPO