Comissão Europeia - Programa de trabalhos do FED para 2024
O programa de trabalho do FED 2024 aborda 32 tópicos de convites à apresentação de propostas no total, estruturados em 6 convites à apresentação de propostas temáticos, 2 convites à apresentação de propostas não temáticos e 2 ações de apoio à Aliança para Contramedidas Médicas de Defesa.
Apoiará projetos em domínios críticos da defesa, como a luta contra os mísseis hipersónicos, o desenvolvimento de uma vasta gama de veículos não tripulados no ar e no solo, bem como a segurança das comunicações espaciais. Prepara também o terreno para os sistemas de defesa da próxima geração, como os helicópteros e os aviões de carga de média dimensão.
A candidatura a financiamento exige a criação de um consórcio constituído por, pelo menos, três Estados-Membros ou países associados (atualmente apenas a Noruega). Os convites à apresentação de propostas para tecnologias disruptivas permitem consórcios mais pequenos (pelo menos duas entidades de dois Estados-Membros ou países associados).
Os beneficiários e subcontratantes devem estar sediados na UE, com a sua estrutura de gestão executiva na UE.
Não devem ser controlados por um país terceiro não associado, com exceções possíveis através de garantias aprovadas. As entidades de países terceiros não associados podem participar, mas em condições que garantam os interesses de segurança e defesa da UE, sem receberem financiamento do FED.
Além disso, o programa de trabalho prevê uma vasta gama de medidas de apoio para promover a inovação e a inclusão no sector da defesa através do regime de inovação no domínio da defesa da UE (EUDIS), com um financiamento total de 225 milhões de euros. Este inclui desafios tecnológicos no domínio do espaço e dos sensores, um convite à apresentação de propostas de spin-in no âmbito da categoria de ação "Materiais e componentes" e um convite à apresentação de propostas com subconvites (financiamento em cascata) para empresas em fase de arranque e PME no âmbito da "Simulação e formação", bem como convites abertos e não temáticos para as PME.
O EUDIS continuará a financiar a organização de hackathons anuais no domínio da defesa, bem como a orientação empresarial para as PME beneficiárias e o Mecanismo de Capital de Defesa no âmbito do InvestEU. A novidade para 2024 é o financiamento previsto para um Acelerador de Empresas EUDIS e Matchmaking com investidores (concurso que deverá ser publicado na primavera de 2024).
Saiba mais em: https://defence-industry-space.ec.europa.eu/edf-work-programme-2024_en