Embarcação de superfície não tripulada multiuso (USV) portuguesa desperta interesse de Armadas internacionais
O veículo marítimo da TecnoVeritas - Services of Engineering and Systems Technology, associado do Fórum Oceano, foi apresentado na NATO e está a ser acompanhado pela Marinha Portuguesa.
Este veículo tem a particularidade de poder "camuflar-se" no oceano seis meses, foi apresentado na NATO e está a ser acompanhado pela Marinha portuguesa. As Armadas de Espanha, Grécia ou Suécia também já se mostraram interessadas.
Esta embarcação de superfície não tripulada multiuso (USV), de oito metros de comprimento e com uma autonomia de seis meses, contou com a dedicação de 20 engenheiros, ao longo de quatro anos.
Segundo Jorge Antunes, presidente executivo da TecnoVeritas, este veículo marítimo tem inúmeras vantagens, entre elas:
- Pode passar grandes períodos no mar, sabe onde está e vai comunicando dados e imagens para terra ou para um navio-mãe;
- Navega muito pouco acima da água, sendo muito difícil de detetar;
- Tem capacidade para comunicar com USV's - Uncrewed Surface Vessels iguais, numa lógica de grupo;
- A embarcação move-se através da energia das ondas, permitindo uma velocidade máxima de 5 nós (cerca de 9 km/hora);
- Contempla um sistema auxiliar de propulsão híbrida (elétrica, diesel e hidrogénio), ou seja, pode movimentar-se a hidrogénio produzido no meio do mar;
- Caso necessário, pode transportar um UAV - Uncrewed Aerial Vehicle.
A Marinha Portuguesa, que segue de perto este projeto há alguns anos, gostou do que viu e já recebeu esta semana um exemplar, estando marcada para hoje a assinatura de um protocolo, que conta com a presença de Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada.
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