idD Portugal Defence participa no Farnborough International Airshow 2022

6_adapted-1

A idD Portugal Defence participou no Farnborough International Airshow (FIA), que teve lugar de 18 a 22 de julho, em Farnborough, Reino Unido.

A participação neste evento teve como objetivo a promoção das entidades que compõem a Base Tecnológica e Industrial de Defesa nacional, fomentando potenciais oportunidades de negócio e de colaboração em projetos de financiamento europeus e transatlânticos.

Neste sentido, a idD Portugal Defence assinou um Memorando de Entendimento com a associação britânica ADS Group, o qual foi elaborado no seguimento do “industry day” entre empresas dos dois países que se realizou em maio passado, em Oeiras, inserindo-se, também, na Declaração Conjunta sobre Cooperação bilateral entre Portugal e o Reino Unido assinado recentemente entre os dois países.

Ademais, a idD Portugal Defence realizou um total de 24 reuniões com entidades e empresas de vários países, com particular enfoque na indústria de defesa britânica, contando com o apoio da aicep Portugal Global para um evento de dinamização do stand que teve lugar no primeiro dia do certame e o qual contou com a participação de empresas e entidades estrangeiras.

A Delegação portuguesa na FIA 2022, liderada pela idD Portugal Defence e a AED Cluster Portugal, foi composta por 18 empresas, representando os cinco domínios operacionais, sendo o principal foco da presente feira a aeronáutica e espaço. Note-se que a participação nacional neste evento foi a maior em termos de representação, desde o recomeço dos eventos físicos após a pandemia.

A Presidente do Conselho de Administração da idD Portugal Defence, Catarina Nunes, destaca que “de entre as mais de 400 entidades que compõem a Base Tecnológica e Industrial de Defesa, as receitas das entidades que se inserem no setor aeroespacial alcançaram receitas no valor de 1.44 mil milhões de euros, o que representa quase um terço do total das receitas da defesa nacional, em 2020. É, portanto, um setor dinâmico, com potencial para crescimento, registando-se já o interesse de várias empresas multinacionais do setor aeroespacial em investir em Portugal.”

HASHTAGS

#Reino Unido #Portugal #Base Tecnológica e Industrial de Defesa #Farnborough International Airshow #FIA