INOV participa no projeto H2020-RESCUER

Melhor proteção e conexões para equipas de emergência

Projeto Rescuer INOV

INOV participa no projeto H2020-RESCUER, que pretende contribuir para a melhoria da proteção e das comunicações das equipas de emergência!

Objetivo

O RESCUER tem como objetivo projeta e desenvolver um kit de ferramentas de tecnologia centrado no socorrista que capacitará a próxima geração de profissionais, aumentando sua capacidade operacional e segurança, especificamente em condições adversas, tanto ambientais como de infraestrutura. Adotando o conceito de “HERO” (enHanced nEw eRa first respOnder), o RESCUER entregará um kit de ferramentas que oferece:

  • Aumento dos sentidos por meio de entrada sensorial otimizada,
  • Auto posicionamento preciso e sem infraestrutura,
  • Suporte cognitivo e interfaces de realidade aumentada multi-sentido, melhorando seu foco e capacidade de utilizar informações, e
  • Comunicações intra-equipa ad-hoc robustas para trocas verbais e de dados

Através do conceito de caixa negra, o RESCUER também apresentará a capacidade de extrair informações do ambiente durante um desastre, através de interação leve, não obstrutiva e natural com dispositivos e sensores que oferecem camadas de informações adicionais que aumentam as capacidades operacionais e de detecção humana, tornando os socorristas mais cientes de suas condições circundantes e capazes de tomar decisões rápidas e eficientes.

O RESCUER irá realizar de testes de campo e três pilotos distintos, supervisionando a progressão para novas tecnologias e garantindo sua adoção através de aquisição de feedback iterativo e uma disposição dedicada à redução da sobrecarga cognitiva.

Impacto

Com o projeto RESCUER, e o desenvolvimento das soluções propostas, a próxima geração de socorristas estará mais bem protegida, conectada e ciente da situação, com capacidade operacional otimizada e capaz de operar com eficiência em ambientes sem infraestrutura, sem energia e rede de comunicações.

Participação INOV

O INOV lidera as tarefas de protocolos de comunicações seguras em Internet of Things (IoT) e comunicações em mesh com recurso a veículos aéreos não tripulados (UAVs). Lidera também os trabalhos de integração, sendo ainda responsável pelo desenvolvimento de três ferramentas: caixa negra para edifícios, rede ad-hoc, e perceção de dispositivos móveis.

Saiba mais em: https://cordis.europa.eu/project/id/101021836/reporting

HASHTAGS

#Proteção #Comunicações #European Commission #HORIZON2020 #CORDIS #INOV