Marinha Portuguesa - Primeira Unidade X31
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo
Na última sexta-feira, a Marinha Portuguesa fez "história" ao inaugurar a sua primeira unidade X31. Durante a cerimónia, o Capitão de Fragata Ricardo Faias Martins assumiu também o comando.
De acordo com um comunicado de imprensa publicado no site da Marinha, a cerimónia de inauguração foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e contou com a presença do Comandante Naval, Vice-Almirante Nuno Chaves Ferreira, e outros oficiais.
Durante a cerimónia, "o Almirante Gouveia e Melo enalteceu o marco que assinala esta nova unidade e a importância de uma Marinha útil e focada para, no futuro, possuir este tipo de sistemas na sua esquadra".
Segundo a Marinha, a X31 é uma unidade semelhante a uma esquadra que opera sistemas aéreos não tripulados, de superfície, subsuperfície e terrestres. A sua principal missão é assegurar a prontidão destes sistemas, bem como coordenar o desenvolvimento de doutrina, padrões de prontidão e treino para a utilização de sistemas não tripulados em operações.