Assinado despacho para permitir compra de helicópteros - Exército Português
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou a autorização para o Exército adquirir helicópteros de apoio e resgate, uma medida que alinha Portugal com as capacidades de vários países aliados. Esta decisão marca um passo significativo no reforço das capacidades operacionais do Exército, permitindo-lhe dispor, pela primeira vez, de meios aéreos próprios para missões de proteção, evacuação e apoio em campo.
Em discurso de encerramento da Semana do Exército, realizada na cidade da Guarda e perante centenas de militares dos três ramos das Forças Armadas – Exército, Força Aérea e Marinha – Nuno Melo destacou a importância estratégica desta nova capacidade. “O Exército português contará agora com uma capacidade adicional e diferenciada, já contemplada na Lei de Programação Militar, para apoio à movimentação de pessoal e material no contexto de operações terrestres, abrangendo todo o espectro das operações militares: ofensiva, defensiva, estabilização e apoio civil em cenários de duplo uso,” afirmou o Ministro.
Esta iniciativa representa um avanço no fortalecimento da prontidão e versatilidade das Forças Armadas portuguesas, potenciando uma resposta mais eficiente e abrangente aos desafios de segurança nacionais e internacionais.
Saiba mais: https://youtu.be/VOMhzIS4RBs