Perguntas frequentes

Não leve as dúvidas para casa

Para se registar poderá carregar no botão “Registar” no canto superior direito do ecrã ou utilizar o link [link da página de registo].

O registo na plataforma Smart Defence destina-se a todas as pessoas e entidades do setor da Defesa nacional e internacional, incluindo adidos diplomáticos, centros de investigação e universidades, jornalistas, entre outros.

Para criar um perfil pessoal deve estar associado(a) a uma entidade do setor, embora não seja necessário que o perfil dessa mesma entidade já exista na plataforma. No entanto, a sua conta será suspensa se o perfil da entidade a que está associado(a) não for validado num prazo de 60 dias. Durante esse período, os administradores da Smart Defence entrará em contacto com a entidade para incentivar à criação do perfil.

Se pretender criar um perfil de entidade deve primeiro registar-se na/no Smart Defence.

Para criar o perfil de uma entidade deve primeiro registar-se na Smart Defence. Após efetuar o registo, ao iniciar sessão pela primeira vez, poderá optar entre criar um perfil pessoal ou criar o perfil de uma entidade.

Poderá também criar o perfil de uma entidade em qualquer altura através do seu perfil pessoal. Para isso, carregue no botão “Meu perfil”, no canto superior direito do ecrã, e aceda à área “Criar perfil de entidade”.

A Smart Defence é uma plataforma que visa agregar num só espaço os indivíduos e as entidades nacionais e internacionais que participam no setor da Defesa, como o Ministério da Defesa Nacional, membros das forças armadas, adidos diplomáticos, empresas privadas, centros de investigação, estudantes, jornalistas - entre outros -, bem como oportunidades de negócio.

A plataforma tem como missão fomentar negócios e conhecimento no ecossistema da Defesa, conferindo visibilidade às entidades registadas e às oportunidades disponíveis, tais como concursos públicos nacionais ou internacionais. Para acelerar o processo de procura e identificação, recorre-se a um sistema de matchmaking que conecta os perfis de utilizadores com as oportunidades e financiamentos.

Para uma explicação mais detalhada consulte a página Sobre Nós.

O sistema de matchmaking conecta os perfis de utilizadores e entidades com as oportunidades de negócio e financiamentos que existem no setor da Defesa. Por oportunidades designa-se concursos públicos, entidades, ideias de negócios, entre outros.

Este mecanismo assenta em algoritmos de inteligência artificial.

O objetivo é acelerar a procura e identificação de negócios no ecossistema da Defesa.

As oportunidades de negócios que existem na plataforma consistem em concursos e financiamentos públicos, informação idónea sobre entidades, ideias de negócios, entre outros.

Importa também realçar que a Smart Defence agrega num só espaço concursos e financiamentos públicos que estão dispersos noutras plataformas, conferindo-lhes visibilidade e facilitando a sua identificação por parte dos utilizadores e entidades.

Se já não tiver acesso ao endereço de e-mail e não conseguir aceder à sua conta, deverá entrar em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence. Poderá fazê-lo através dos seguintes meios:

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português. Como tal, a infraestrutura informática deste meio de autenticação é externa à Smart Defence. Se o problema persistir, visite a página https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/contactos. Poderá também entrar em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence através dos seguintes meios:

O registo Gov.pt é um processo de identificação e autenticação criado pelo Estado português, no qual o reconhecimento e validação de um indivíduo são feitos através da Chave Móvel Digital ou do cartão do cidadão. O registo Gov.pt permite que os utilizadores acedam à sua conta pessoal na plataforma Smart Defence sem que seja necessário recorrer ao endereço de e-mail e à palavra-passe, embora tenham de ser indicados no momento do registo.

O registo simples consiste no processo de identificação e autenticação típico das plataformas digitais.

Os perfis de entidade destinam-se a ser a representação de uma entidade do setor da Defesa, incluindo empresas privadas e públicas, centros de investigação, universidades, etc…, na plataforma Smart Defence.

Por sua vez, o perfil pessoal tem como objetivo ser o avatar, na Smart Defence, de cada indivíduo que participa ou está ligado ao setor da Defesa. Para criar um perfil pessoal deve estar associado(a) a uma entidade do setor, embora não seja necessário que o perfil dessa entidade já esteja criado na plataforma. No entanto, a sua conta será suspensa se o perfil da entidade a que está associado(a) não for validado num prazo de 60 dias. Durante esse período, os administradores da Smart Defence entrarão em contacto com a entidade para incentivar à criação do perfil.

Caso opte inicialmente por criar um perfil pessoal, poderá também criar um perfil de entidade mais tarde. Para isso deverá aceder ao seu perfil pessoal, carregar no botão “Meu perfil”, no canto superior direito do ecrã, e entrar na área “Criar perfil de entidade”.

Não. É verdade que deve estar associado(a) a uma entidade para criar um perfil pessoal, mas não é necessário que o perfil dessa entidade já tenha sido previamente criado. No entanto, nesse caso, a sua conta será suspensa se o perfil da entidade a que está associado(a) não for validado num prazo de 60 dias. Durante esse período, os administradores da Smart Defence entrarão em contacto com a entidade para incentivar à criação do perfil.

O vínculo de um perfil pessoal a uma entidade é um requisito que visa limitar o uso da plataforma aos indivíduos que participam ou estão relacionados com o setor da Defesa, facilitando a missão da Smart Defence: fomentar negócios e conhecimento no ecossistema da Defesa, conferindo visibilidade às entidades registadas e às oportunidades disponíveis, tais como concursos públicos nacionais ou internacionais.

A Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) compreende o universo da oferta tecnológica e industrial nacional com competências relevantes para o domínio da Defesa.

A BTID é o conjunto de instituições, empresas e entidades científicas e tecnológicas nacionais públicas (incluindo capacidades orgânicas das Forças Armadas) e privadas, com capacidade para intervir nas diferentes fases do ciclo de vida dos sistemas e equipamentos das FA, e que contribuem para a criação de emprego qualificado, o reforço das exportações e afirmação nacional nos mercados internacionais de Defesa.

A BTID é gerida pela idD – Portugal Defence no quadro do desenvolvimento da Smart Defence de Portugal.

O nome legal, o nome comercial, o CAE e o NIPC são informações requisitadas pela plataforma Smart Defence para validar o perfil de determinadas entidades. A criação de perfis de entidades não exige sempre o preenchimento dos mesmos campos. Nos casos em que a informação é requerida de uma forma obrigatória (por vezes os campos são de preenchimento opcional) é necessário que seja disponibilizada para que o perfil da entidade seja validado.

Para mais informações poderá entrar em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence através dos seguintes meios:

A plataforma Smart Defence faz distinção entre seis tipos de entidade:

  • Empresa: categoria que abrange entidades privadas relacionadas com o setor da Defesa.
  • Associação empresarial e/ou industrial: categoria que abrange organizações como sindicatos e outros tipos de comunidades.
  • Sistema Científico e Tecnológico Nacional (Academia, Universidade, Faculdade, Instituto, Laboratório, Centro de investigação, Centro de Formação, e afins): categoria que abrange academias, universidades, faculdades, politécnicos, institutos, centros de formação, laboratórios, centros de investigação, entre outros.
  • Forças Armadas portuguesas
  • Gabinete do Governo, Ministério ou Secretaria de Estado: categoria que abrange instituições do poder executivo
  • Agência ou Instituto (públicos): categoria que abrange entidades públicas relacionadas com o setor da Defesa.

O sistema de matchmaking conecta os perfis de utilizadores e entidades com as oportunidades de negócio e financiamentos que existem no setor da Defesa. Por oportunidades designa-se concursos públicos, entidades, ideias de negócios, entre outros.

Este mecanismo assenta em algoritmos de inteligência artificial.

O objetivo é acelerar a procura e identificação de negócios no ecossistema da Defesa.

Pode consultar a credenciação de segurança da sua entidade aqui.

Caso a entidade não tenha credenciação de segurança, poderá informar-se sobre como criá-la aqui.

As bolsas de financiamento e os concursos apresentados na Smart Defence contêm instruções quanto ao modo como a candidatura se processa.

Para saber como se pode candidatar às diferentes oportunidades, deverá consultar a informação disponível na área referente a cada uma.

A participação nos eventos pode estar limitada a indivíduos cujas entidades estejam registadas na BTID. Para garantir a sua participação nos eventos anunciados, deverá entrar em contacto com a IdD (a entidade que gere a plataforma Smart Defence) através dos seguintes meios:

Para aceder ao seu perfil ou ao perfil da sua entidade (caso seja administrador de uma entidade na plataforma Smart Defence) deverá carregar no ícone ao lado do botão “Meu perfil”, situado no canto superior direito do ecrã. Ao selecionar o ícone, poderá optar entre aceder ao seu perfil pessoal ou ao perfil sua entidade (caso seja administrador da entidade na plataforma).

A Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) compreende o universo da oferta tecnológica e industrial nacional com competências relevantes para o domínio da Defesa.

A BTID é o conjunto de instituições, empresas e entidades científicas e tecnológicas nacionais públicas (incluindo capacidades orgânicas das Forças Armadas) e privadas, com capacidade para intervir nas diferentes fases do ciclo de vida dos sistemas e equipamentos das FA, e que contribuem para a criação de emprego qualificado, o reforço das exportações e afirmação nacional nos mercados internacionais de Defesa.

A BTID é gerida pela idD – Portugal Defence no quadro do desenvolvimento da Smart Defence de Portugal.

A integração na BTID proporciona os seguintes benefícios e obrigações aos seus membros:

  • Acesso a oportunidades de negócios em todas as áreas da Defesa, nacionais e internacionais, incluindo as de organizações como a NATO e a Agência Europeia de Defesa.
  • Acesso a informação sobre programas de equipamento militar nacionais e internacionais e outras as necessidades dos parceiros e aliados de Portugal
  • Apoio nos contactos e estabelecimento de potenciais parcerias entre empresas, contactos com centros de investigação e de conhecimento e Forças Armadas,.
  • Apoio à formação ou integração em consórcios, candidaturas conjuntas a programas de cofinanciamento e participação em projetos colaborativos, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento ou aquisição de soluções nas áreas da segurança e defesa.
  • Formação especializada e orientada para as necessidades dos membros.
  • Troca de experiência profissional na gestão de processos de aquisição e conhecimento de boas práticas no sector da defesa.
  • Apoio na participação em missões comerciais e em feiras nacionais e internacionais.
  • Promoção e apoio a atividades e projetos dos membros da BTID que contribuam para o desenvolvimento do sector da Defesa em Portugal.
  • Acesso à plataforma de conhecimento da Portugal Defence e a outras fontes de informação nacionais e internacionais;
  • Apoio jurídico e de aconselhamento;
  • Reconhecimento internacional da idoneidade dos membros da BTID.

O ponto de contacto indica a pessoa dentro da entidade que deve ser contactada pela idD (a entidade administradora da Smart Defence) sobre assuntos relacionados com a plataforma Smart Defence. O ponto de contacto é também uma referência para os restantes utilizadores da Smart Defence, caso pretendam contactar a entidade sobre oportunidades de negócio ou outros assuntos.

As preferências de notificações pessoais e da sua entidade (caso seja administrador(a) da mesma na plataforma Smart Defence) podem ser alteradas nas “Preferências”. Para aceder às “Preferências”, deverá carregar no botão “Meu perfil” localizado no canto superior direito da página. Caso esteja na sua área pessoal e pretenda aceder à área de perfil da sua entidade, ou vice-versa, deverá primeiro fazer uma alteração de perfil, carregando no ícone localizado ao lado do botão “Meu perfil” e selecionando o perfil que lhe interessa.

Poderá alterar ou aprofundar a granularidade dos seus domínios de interesse, ou da sua entidade, na sua área de perfil pessoal, ou na área de perfil da sua entidade. Para isso deve carregar em “Meu perfil” e selecionar a área “Preferências” onde poderá encontrar os domínios de interesse divididos por domínios operacionais, categorias, competências e áreas de especialização. Caso esteja a visualizar os seus domínios de interesse e pretenda aceder aos domínios de interesse da sua entidade, e caso seja administrador(a) da mesma na plataforma, deverá fazer uma alteração de perfil, carregando no ícone localizado ao lado do botão “Meu perfil” e selecionando o perfil que lhe interessa.

A validação do seu perfil, enquanto administrador(a) de uma entidade, ou do perfil de um(a) outro(a) administrador(a) da mesma entidade, é efetuada através da submissão da cópia do cartão do cidadão ou através da autenticação com Chave Móvel Digital. A autenticação com Chave Móvel Digital pode ser feita no momento do registo ou numa fase posterior através da área “BTID”. A submissão do seu cartão de cidadão ou do de um(a) outro(a) administrador(a) também é efetuada através da área “BTID”. A área “BTID” encontra-se dentro da área “Meu perfil” da sua entidade. Para lhe aceder, comece por selecionar o perfil da sua entidade, carregando no ícone localizado ao lado do botão “Meu perfil”. Aceda em seguida à área “Meu perfil” e carregue em “BTID” para encontrar a secção “Documentação” e, por fim, os campos referentes à submissão da cópia do cartão do cidadão e à autenticação com Chave Móvel Digital.

Para que o seu perfil esteja válido e ativo, deve estar associado(a) a uma entidade.

Existem dois cenários para a alteração da entidade a que está associado(a).

  1. O(A) utilizador(a) não é administrador(a) de uma entidade. Nesse caso, bastará carregar no botão “Meu perfil”, localizado no canto superior direito da página, e aceder à área “Perfil de utilizador(a)”, onde poderá alterar o campo referente à sua entidade. Caso pretenda criar o perfil de uma entidade, poderá aceder à área “Criar perfil de entidade”, disponível na sua área de perfil pessoal.
  2. O(A) utilizador(a) é administrador(a) de uma entidade. Nesse caso, é necessário que deixe de ser administrador(a) antes de criar uma nova entidade ou alterar a entidade a que está associado(a). Para tal, deverá começar por aceder ao perfil da sua entidade, carregando no ícone ao lado do botão “Meu perfil” e selecionando o perfil da sua entidade. Em seguida, entre na área de perfil da entidade e selecione a secção “Ficha de entidade”, onde poderá encontrar a lista de administradores(as) da entidade. Carregue nos 3 botões ao lado direito do(a) administrador(a) que pretende remover. Se for o(a) único(a) administrador(a) da entidade, deverá adicionar um(a) novo(a) administrador(a) antes de se remover das funções de administrador(a). Após deixar de ser administrador(a), bastará carregar no botão “Meu perfil”, localizado no canto superior direito da página, e aceder à área “Perfil de utilizador(a)”, onde poderá alterar o campo referente à sua entidade.

Pode não estar a ter sucesso na criação do perfil de uma entidade por exercer funções de administrador de uma outra entidade na plataforma Smart Defence. Assim sendo, certifique-se de que não exerce funções de administrador(a) na plataforma antes criar o perfil de uma entidade. Para isso, deverá começar por aceder ao perfil da sua entidade, carregando no ícone ao lado do botão “Meu perfil” e selecionando o perfil da sua entidade. Em seguida, entre na área de perfil da entidade e selecione a secção “Ficha de entidade”, onde poderá encontrar a lista de administradores(as) da entidade. Carregue nos 3 botões ao lado direito do(a) administrador(a) que pretende remover. Se for o(a) único(a) administrador(a) da entidade, deverá adicionar um(a) novo(a) administrador(a) antes de se remover das funções de administrador(a).

Se mesmo assim continuar sem conseguir criar o perfil de uma entidade ou se o problema não puder ser corrigido desta forma, deverá entrar em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence através dos seguintes meios:

Os financiamentos são fundos ou subvenções que se destinam a apoiar projetos ou organizações que promovam os interesses ou contribuam para a execução de um programa ou políticas no setor da Defesa.

Os concursos são atribuídos através da aceitação de propostas para a realização de projetos específicos no setor da Defesa por parte quais governos ou instituições financeiras.

A participação nos eventos pode estar limitada a indivíduos cujas entidades estejam registadas na BTID. Para garantir a sua participação nos eventos anunciados, deverá entrar em contacto com a idD (a entidade que gere a plataforma Smart Defence) através dos seguintes meios:

Cada oportunidade disponibilizada na plataforma Smart Defence contém uma área com a informação relevante sobre o concurso e financiamento. Para lhe aceder basta que carregue em cima da oportunidade que lhe interessa. Caso não encontre o regulamento, leia atentamente a informação disponibilizada para encontrar o link ou o processo que deve seguir para conseguir aceder ao regulamento.

Poderá não conseguir fazer comentários por causa de comportamento inapropriado. Se acha que este não é o seu caso ou pretende mais informações, entre em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence através dos seguintes meios:

Poderá não conseguir fazer likes por causa de comportamento inapropriado. Se acha que este não é o seu caso ou pretende mais informações, entre em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence através dos seguintes meios:

Poderá não conseguir reportar publicações ou comentários por causa de comportamento inapropriado no passado. Se acha que este não é o seu caso ou pretende mais informações, entre em contacto com os administradores da plataforma Smart Defence através dos seguintes meios:

Sim. Poderá consultar os projetos em que as entidades presentes na Smart Defence estão ou estiveram a trabalhar na página “Projetos” acessível através da “Página inicial”.

Os seus dados serão tratados com as seguintes finalidades:

  • Concretização de processo analítico de cruzamento de dados com exclusiva finalidade de realização de matchmaking entre as competências selecionadas para a sua entidade e as oportunidades existentes na plataforma.
  • Gerir o envio de comunicações relativas a ações ou eventos relacionados com a plataforma Smart Defence.

Os dados pessoais tratados são provenientes das informações facultadas pelo(a) utilizador(a) através do preenchimento dos formulários que encontrará na plataforma Smart Defence ou através do meio utilizado para solicitar o acesso do(a) utilizador(a) aos processos de registo.

Concretamente, eis os seguintes dados a ser tratados:

  • Dados identificativos: nome, apelidos, e-mail e contacto telefónico.
  • Dados relativos à entidade registada, fornecidos na gestão do processo de registo.

Em alguns casos, os dados relativos à entidade registada podem provir de terceiros, tais como portais que disponibilizam informação comercial das empresas, redes sociais profissionais, entre outros. Todos eles estão sujeitos aos seus próprios Termos e Condições e Política de Privacidade.

Para mais informações pode consultar os Política e Privacidade [link para a página de Política e Privacidade] da Smart Defence ou entrar em contacto com os administradores da plataforma através dos seguintes meios:

A idD Portugal Defence é uma sociedade de capitais exclusivamente públicos com tutela conjunta do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério das Finanças.

A idD Portugal Defence visa tornar a Base Tecnológica e Industrial da Defesa num player internacional relevante no âmbito da Smart Defence, através dos seguintes eixos:

  • Gestão das participações sociais que o Estado Português detém em empresas na área da Defesa.
  • Gestão da Base Tecnológica e Industrial da Defesa (BTID), incluindo representação da BTID e do Estado Português na União Europeia, na NATO e em fóruns internacionais relevantes para a Economia da Defesa.
  • Promoção da cooperação entre as Forças Armadas, as empresas e as universidades e centros de investigação.
  • Assessoria às transações de equipamentos militares, nomeadamente no âmbito da execução da Lei de Programação Militar [mais informações aqui]
  • Apoio às operações de rentabilização de património na área da Defesa. Nacional, nomeadamente no âmbito da execução da respetiva Lei de Infraestruturas.

A Newsletter não tem uma regularidade definida.

A Newsletter contém informação sobre as novidades no ecossistema da Defesa, bem como iniciativas promovidas pela idD (a entidade que administra a plataforma Smart Defence.